ACTEMRA
Descricao
Conteúdo: Actemra 20mg/ml 4ml (80 mg) sol dil inf Uso injetável Uso Adulto e Pediátrico Fabricante: Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A
Princípio Ativo do ACTEMRA
TOCILIZUMABE
Para que o ACTEMRA é indicado?
Actemra® em associação com metotrexato (MTX) é indicado no tratamento da artrite reumatoide grave, ativa e progressiva em pacientes adultos não tratados previamente com MTX. Neste grupo de pacientes, Actemra® pode ser usado em monoterapia em caso de intolerância a MTX ou quando o uso continuado de MTX é inapropriado. Artrite reumatoide (AR): O Actemra® é indicado para o tratamento de artrite reumatoide ativa, moderada a grave em pacientes adultos, quando tratamento anterior adequado com, pelo menos, um medicamento anti reumático modificador da doença (DMARD) não tenha trazido os benefícios esperados: - Após falha de esquema combinado com DMARDs convencionais, incluindo, necessariamente, o metotrexato, utilizados nas doses e pelo tempo indicados na bula de cada agente específico; ou - Após falha do agente anti-TNF, utilizado na dose e pelo tempo indicados na bula de cada agente específico. Neste grupo de pacientes, Actemra® pode ser usado isoladamente ou em combinação com metotrexato (MTX) e/ou outros DMARDs. Artrite idiopática juvenil poliarticular (AIJP): Actemra® em combinação com metotrexato (MTX) está indicado para o tratamento da artrite idiopática juvenil poliarticular ativa (fator reumatoide positivo ou negativo e oligoartrite estendida) em pacientes com 2 anos de idade ou mais que tiveram uma resposta inadequada ao tratamento prévio com MTX. Artrite idiopática juvenil sistêmica (AIJS): Actemra® está indicado para o tratamento da artrite idiopática juvenil sistêmica em pacientes com 2 anos de idade ou mais que responderam inadequadamente à terapia prévia com anti-inflamatórios não esteroides e corticosteroides sistêmicos. Tocilizumabe IV e SC podem ser usados isoladamente ou em combinação com MTX.
Conservação do ACTEMRA
Conservar sob refrigeração (entre 2 e 8ºC).
Para que serve o ACTEMRA
É indicado no tratamento da artrite reumatoide grave, ativa e progressiva em pacientes adultos não tratados previamente
Como o ACTEMRA funciona
Actemra® faz parte dos novos medicamentos anti reumáticos biológicos modificadores da doença (DMARDs). É considerado um DMARD biológico, porque organismos vivos estão envolvidos na sua produção, o que não ocorre com DMARDs sintéticos, como o metotrexato, por exemplo. Actemra® é um anticorpo (substância que ajuda na defesa do organismo) humanizado que bloqueia a ação da interleucina 6 (IL-6), uma proteína que promove a inflamação crônica na AR. Em pacientes com AR, observam-se níveis elevados de IL-6 na articulação, e seus níveis no sangue correlacionam-se bem com a atividade da doença. Tocilizumabe (TCZ) neutraliza a ação da IL-6, o que resulta em melhora significativa e clinicamente superior, quando comparado ao tratamento com DMARDs tradicionais (como o metotrexato [MTX] e outros) em populações estudadas com AR ativa moderada a grave. O uso de Actemra® resultou em normalização dos níveis de hemoglobina (é uma proteína que transporta oxigênio no sangue) em pacientes com níveis de hemoglobina abaixo do limite de normalidade no início dos estudos clínicos com Actemra®. Em pacientes com níveis normais de hemoglobina no início dos estudos, Actemra® não causou seu aumento significativo. Actemra® foi mais efetivo que a terapia controle na melhora da qualidade de vida dos pacientes. O tratamento continuado resulta, no mínimo, em eficácia sustentada e, em alguns pacientes, pode promover benefícios adicionais.
Contraindicacao do ACTEMRA
Actemra® é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida ao tocilizumabe ou aos excipientes da fórmula. O tratamento com Actemra® não deve ser iniciado em pacientes com infecções graves ativas.
Como usar o ACTEMRA
Este medicamento é de uso hospitalar e deve ser preparado por um profissional da saúde, em condições assépticas (livres de contaminação). Antes de ser administrado, o conteúdo do frasco deve ser misturado com soro fisiológico para infusão na veia (via intravenosa). A dose recomendada de tocilizumabe para pacientes com AR é: - 8 mg/kg, administrada uma vez a cada quatro semanas. A pacientes com peso corporal acima de 100 kg doses superiores a 800 mg por infusão não são recomendados. A dose recomendada de tocilizumabe para pacientes com AIJP é: - 10 mg/kg para pacientes com menos de 30 kg, - 8 mg/kg para pacientes = 30 kg, a ser administrada uma vez a cada quatro semanas por infusão intravenosa. A dose recomendada de tocilizumabe para pacientes com AIJS é: – 12 mg/kg para pacientes com menos de 30 kg, – 8 mg/kg para pacientes = 30 kg, a ser administrada uma vez a cada duas semanas por infusão intravenosa. O tempo total recomendado de infusão de tocilizumabe é de uma hora. Caso você apresente alterações em exames laboratoriais, seu médico poderá modificar a dose de tocilizumabe ou interromper o tratamento.